O Projeto “Fogo do Esquecimento” foi a continuação natural do “Templo do Esquecimento”, que realizei em fevereiro de 2008 na Ecovila TerraUna, no Projeto Interações Florestais, com apoio do Minc. O “Fogo do Esquecimento” foi planejado para utilizar as fornalhas da Casa das Caldeiras, e com apoio da Associação Cultural Casa das Caldeiras pude realizar o projeto em setembro de 2008.

Ambos projetos tinham em comum recolher objetos de terceiros para incinerá-los. Segue a carta que fiz circular na internet:

Olá a todos
É com muito prazer que convido todos os amigos para participar de um projeto que estou organizando.
Trata-se de “O Fogo do Esquecimento” que realizarei durante minha residência na Casa das Caldeiras, em agosto e setembro de 2008.
“O Fogo do Esquecimento” é um projeto colaborativo, onde todos são convidados a enviar objetos, cartas, fotos, lembranças, escritos, desenhos, relatos, etc.etc. de preferência relacionados a vida pessoal, dos quais os participantes queiram de modo voluntário se desfazer, contribuindo desta forma para a construção de uma ‘fogueira do esquecimento’. Todos os objetos enviados serão incinerados no fim do processo – no começo do mês de setembro, quando ocorrerá uma performance ritualistica durante a programação “TEMPO FORTE…Ocupação Artistica nas Caldeiras”. É importante que  os objetos tenham condições de ser queimados, por isso peço que não sejam enviados materiais como plásticos, metais e vidros.

O fogo seria o elemento purificador e libertador da memória e da história invididual de cada participante.
Os que participaram do projeto “Templo do Esquecimento” na Ecovila TerraUna (que teve o patrocínio do Minc) em fevereiro deste ano perceberão a similaridade entre os projetos.
Desta vez a fogueira acontecerá em São Paulo, onde um maior número de pessoas poderão estar presentes, e poderemos utilizar as caldeiras da Fábrica Matarazzo para incinerar os objetos.
os que quiserem doar objetos em caráter anonimo ou sigiloso deverão deixá-lo indicado por escrito.

quem quiser participar pode enviar pelo correio, sendo que a data limite para o recebimento dos objetos é o dia 4 de setembro:

Associação Cultural Casa das Caldeiras
a/c Eduardo Verderame

A execução do projeto deu-se no dia 5 de setembro e devo muito ao Rodrigo Barbosa, ao Joel Borges da Casa das Caldeiras, além do Paulo Hartmann e o Mahalab, que fizeram a trilha sonora ao vivo.

As fotos que seguem são minhas e do José Sampaio.


2 Responses to “fogo do esquecimento”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Páginas


%d blogueiros gostam disto: